Irritable Bowel Syndrome and Digestive Health Support Forum banner

novo membro, dicas, SII-D

1 reading
739 views 9 replies 6 participants last post by  veracd  
#1 ·
Olá a todos

Acabei de me juntar. Acho que tive problemas de estômago a vida toda.
Fiquei doente no táxi que me levou para casa da maternidade e continuou a partir daí! Tenho 70 anos, sou britânico, residente na Alemanha e, nos últimos 30 anos, tenho tido IBS-D SIBO hidrogénio de acordo com o meu teste respiratório (incomum porque aparentemente SIBO D normalmente não é hidrogénio).
Estou ansioso por viajar ou visitar pessoas pelas óbvias razões previsíveis. Acho que o meu principal problema é uma gladina hiperativa - acho que é a hormona envolvida e, consequentemente, tenho uma motilidade hiperativa. Comer qualquer coisa, exceto talvez peixe fresco ou frango, me afeta e quanto mais comida, mais problemas.
São sempre fezes moles ou diarreia. A prisão de ventre é provavelmente pior. Vou à casa de banho cerca de quatro vezes por dia para esvaziar os intestinos, em dias bons uma vez e quase normal, em dias maus a correr para lá cinco vezes.

Não partilho a confiança que muitas pessoas neste fórum parecem ter em relação aos médicos e medicamentos. Eu próprio fui a cerca de cinco médicos, três profissionais de saúde, três nutricionistas (perdi a conta aos números exatos) e nenhum ajudou. Só recentemente soube que o café afeta o mecanismo de gastro-refluxo mais pela manhã do que à tarde. Descobri isso por acaso na internet. Nenhum dos especialistas que visitei me deu essa informação útil!

É tudo por agora
 
#2 ·
Bizarro que ninguém tenha mencionado o café como um gatilho, todo gastroenterologista ou nutricionista me perguntou se eu estou bebendo café. Você não dá nenhum detalhe sobre qual tratamento ou mudanças na dieta você está seguindo para ajudar com seus sintomas, então é difícil responder, mas aqui está o conselho padrão:

Suplementos de fibra solúvel como casca de psyllium podem ajudar a diminuir as coisas, formando um gel e mantendo as fezes juntas. Lembre-se de beber bastante água.
Imodium e medicamentos antidiarreicos de venda livre são frequentemente usados por pessoas com SII D para controlar os movimentos intestinais durante viagens.
Você já olhou para a dieta pobre em FODMAP da Universidade Monash? FODMAPs são uma variedade de açúcares encontrados em vários alimentos que podem irritar seu intestino delgado, causar produção excessiva de água e acelerar as coisas.
Embora isso geralmente esteja associado a muitos gases. Dê uma olhada nos principais culpados de FODMAP, como alho, cebola, trigo, laticínios (lactose).
Mas NÃO siga uma dieta pobre em FODMAP sem a supervisão de um nutricionista ou você pode arruinar seu microbioma a longo prazo. Então encontre um que conheça a dieta FODMAP primeiro.

Por fim, alguns suplementos probióticos também podem ajudar. Pessoalmente, usei produtos da marca Intoleran, que está disponível na UE e no Reino Unido e descobri que seu probiótico de um dia reduz meus sintomas de gases e melhora a consistência das fezes, mas isso é anedótico.
 
#3 ·
Bizarro que ninguém tenha mencionado o café como um gatilho, todo gastroenterologista ou nutricionista me perguntou se eu bebo café. Você não dá detalhes sobre qual tratamento ou mudanças na dieta você está seguindo para ajudar com seus sintomas, então é difícil responder, mas aqui está o conselho padrão:

Suplementos de fibra solúvel como casca de psyllium podem ajudar a diminuir as coisas, formando um gel e mantendo as fezes unidas. Lembre-se de beber bastante água.
Imodium e medicamentos antidiarreicos de venda livre são frequentemente usados por pessoas com SII-D para controlar os movimentos intestinais ao viajar.
Você já considerou a dieta pobre em FODMAP da Universidade Monash? FODMAPs são uma variedade de açúcares encontrados em vários alimentos que podem irritar o intestino delgado, causar produção excessiva de água e acelerar as coisas.
Embora isso geralmente esteja associado a muitos gases. Dê uma olhada nos principais culpados de FODMAP, como alho, cebola, trigo, laticínios (lactose).
Mas NÃO siga uma dieta pobre em FODMAP sem a supervisão de um nutricionista ou você pode arruinar seu microbioma a longo prazo. Portanto, encontre um que conheça a dieta FODMAP primeiro.

Por fim, alguns suplementos probióticos também podem ajudar. Pessoalmente, usei produtos da marca Intoleran, que está disponível na UE e no Reino Unido, e descobri que seu probiótico de um dia reduziu meus sintomas de gases e melhorou a consistência das fezes, mas isso é anedótico.
Muito obrigado por seus comentários e dicas, mas, para ser franco, o conselho padrão é algo que qualquer pessoa que tenha SII há trinta anos quase certamente sabe, e estou muito familiarizado com ele.

Talvez eu não tenha sido claro sobre o café. Sim, de fato, muitas pessoas mencionam café, mas ninguém nunca me mencionou que o café tem um efeito mais forte pela manhã do que à tarde.
Isso foi uma revelação. Esse é o meu ponto. Eu estava frequentemente bebendo café à tarde e não sofrendo nenhuma consequência e, portanto, fiquei perplexo.

Eu sei bem sobre todos os seus outros pontos - FODMAP muitas vezes - ajuda um pouco e tentei de todas as maneiras, também com aconselhamento especializado. A única coisa que você menciona que eu não fiz são probióticos.

Desconfio de seguir qualquer procedimento em consulta com um especialista caro (eles nunca são baratos). A cautela sobre dietas etc. pode ser encontrada gratuitamente na internet. Na minha experiência, infelizmente, ir a um especialista na verdade piora as coisas, não apenas ineficaz, mas pior. Esta é a experiência de muitos e muitos anos e por que desisti deles. Acredito que há boas razões para isso. Aqui estão elas:
1) Sempre há estresse envolvido na consulta a especialistas, especialmente no caso de SII-D - o estresse e os perigos de viajar (na Alemanha, há o fator de estresse adicional de que o sistema de transporte público é extremamente instável e usá-lo pode envolver longos períodos de espera, possivelmente sem banheiro por perto) e esperando em qualquer outro lugar que não seja em casa por muito tempo. Qualquer pessoa que sofra de SII-D saberá muito bem do que estou falando.
2) Os especialistas tendem a levantar esperanças com alguma recomendação ou outra. Quando essa esperança é frustrada, a decepção desencadeia emoções mais negativas
3) Os custos (eles sempre enviam suas contas, independentemente de sua incapacidade de ajudar) são outro gatilho de estresse
4) Consultar um especialista necessariamente aumenta muito a preocupação com o problema, em grande medida. Agora, na minha experiência, não se preocupar (tanto quanto possível) com o que se sofre é melhor do que obcecar; fazer consultas com médicos, gurus, nutricionistas, profissionais de saúde de todos os tipos, aumentou muito minha tendência a obcecar sobre minha SII. Essa é, aliás, a razão pela qual não usarei este fórum com muita frequência. A SII pode facilmente tomar conta da vida de uma pessoa se ela não tomar cuidado.

Todas as informações úteis sobre SII que reuni vieram da internet e não de discussões com profissionais de saúde, a menos que se incluam as colonoscopias que servem um papel útil em dizer a um sofredor de SII o que ele/ela não tem.

O que espero encontrar aqui não é ouvir novamente os procedimentos usuais FODMAP e afins, mas dicas e histórias incomuns ou pouco mencionadas - por exemplo, o que eu tinha a dizer sobre café pela manhã versus à tarde. Que eu saiba, isso não é mencionado com muita frequência e seria ótimo se isso ajudasse outra pessoa a entender o que está acontecendo com ela.

Pode-se definitivamente dizer que meus sintomas diminuíram significativamente desde que parei de correr em busca de "ajuda profissional".
 
#4 ·
Olá a todos

Acabei de me juntar. Acho que tive problemas de estômago a vida toda.
Fiquei doente no táxi que me levou para casa da maternidade e tudo continuou a partir daí! Tenho 70 anos, sou britânico, residente na Alemanha e, nos últimos 30 anos, tenho tido IBS-D SIBO hidrogénio de acordo com o meu teste respiratório (incomum porque aparentemente SIBO D normalmente não é hidrogénio).
Estou ansioso para viajar ou visitar pessoas pelas razões óbvias e previsíveis. Acho que o meu principal problema é uma gladina hiperativa - acho que é a hormona envolvida e, consequentemente, tenho uma motilidade hiperativa. Comer qualquer coisa, exceto talvez peixe fresco ou frango, me afeta e quanto mais comida, mais problemas.
São sempre fezes soltas ou diarreia. A prisão de ventre é provavelmente pior. Vou à casa de banho cerca de quatro vezes por dia para esvaziar os intestinos, em dias bons uma vez e quase normal, em dias maus a correr para lá cinco vezes.

Não partilho a confiança que muitas pessoas neste fórum parecem ter em relação aos profissionais de saúde e medicamentos. Eu próprio já fui a cerca de cinco médicos, três profissionais de saúde, três nutricionistas (perdi a conta aos números exatos) e nenhum ajudou. Só recentemente descobri que o café afeta o mecanismo de gastro-refluxo mais pela manhã do que à tarde. Descobri isso por acaso na internet. Nenhum dos especialistas que visitei me deu essa informação útil!

É tudo por agora
É difícil lidar com a SII e SIBO crónicas, confie na sua própria pesquisa e experiências e considere conectar-se com outras pessoas que partilham dificuldades semelhantes para obter dicas práticas e apoio.
 
#5 ·
É difícil lidar com a SII crônica e o SIBO, confie em sua própria pesquisa e experiências e considere conectar-se com outras pessoas que compartilham dificuldades semelhantes para obter dicas práticas e apoio.
Absolutamente minha opinião. Minha primeira dica para as pessoas é que o café causa mais problemas de motilidade pela manhã do que à tarde, algo que aprendi recentemente, mas que espelha minha experiência.
 
#9 ·
Obrigado novamente, pois esta é uma visão muito positiva sobre este quebra-cabeça. Hoje descobri que minhas dores nas costas podem ser as culpadas por eu não estar melhorando, então acho que o estresse adicional não está ajudando. Sim, concordo com você que os médicos não estão praticando a parte "primeiro, não prejudicar" de sua educação, mas não acho que eles estejam fazendo nada além de enfiar comprimidos e exames, etc., em nossas gargantas e isso, eu não gosto. Só queria agradecer novamente, pois ganho conhecimento e espero ler as provações e os triunfos de outras pessoas. Vou manter a positividade e realmente aprecio sua visão.
 
#10 ·
Gosto de compartilhar minha história de sucesso com qualquer pessoa que precise de ajuda. Sofri com SII-D por muitos anos - intermitentemente. O conselho dos médicos era sempre a resposta padrão (que não ajudou em nada). Revirei todas as pedras online e perguntei ao meu médico se eu poderia tentar a Colestiramina para um possível problema de má absorção de ácidos biliares. Atualmente, tomo pó de Colestiramina misturado em suco com o café da manhã e o jantar. Também tomo o probiótico Align assim que me levanto pela manhã. Meu SII-D está quase controlado. Tenho apenas alguns gatilhos que evito quando estou fora - qualquer fruta com casca (especialmente maçãs), comida frita, e sim, café. Colestiramina e Align me devolveram literalmente a vida. Espero que meu post possa ajudar alguém. Boa sorte!